Ticumbi: representando o folclore capixaba há 200 anos


por Jackye Huver
A cultura capixaba tem uma identidade peculiar que é caracterizada pela diversidade. A sua gente é um encontro de povos e raças e sua arte popular é a soma do encontro das variadas expressões dessa gente. Essa miscigenação dá lugar a muitas formas de manifestação cultural. E foi a partir desta pluralidade que surge o Ticumbi. Um tipo de folguedo existente no Norte do Espírito Santo há mais de 200 anos. A cada ano os grupos elegem um tema, representado em seus cânticos, bailados e evoluções. Os passos da brincadeira são coreografados.

Foto: acervo/SECULT

O Ticumbi é um baile de congos, encontrado na região do Vale do Cricaré, que fica entre as cidades de Conceição da Barra e São Mateus. Tradicionalmente acontece no começo do ano, e é encenado para homenagear São Benedito – padroeiro dos negros, pobres e oprimidos –, e São Sebastião.
Mas como saber da existência dessa e de outras muitas danças folclóricas espalhadas pelo Estado?

Foi por isso que a Secretaria de Cultura do Estado (Secult) em parceria com o Sebrae-ES tiveram uma iniciativa para apresentar ao público capixaba as variadas formas de cultura e folclore. Através disso, tomamos conhecimento do Ticumbi e de tantas outras manifestações culturais e folclóricas espalhadas pelo Estado.

Segundo as entrevistas da Secretaria de Cultura do Estado, a procissão leva a imagem de São Benedito do Córrego das Piabas, no distrito de Meleiras até a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, no centro da cidade, onde os membros do Ticumbi se apresentam, iniciando o primeiro mês do ano. A festa continua no Baile de São Benedito e São Sebastião, na segunda semana de janeiro.

Foto: Danilo Ferraz

A dramatização do auto é simples: o “Reis de Congo” e o “Reis de Bamba”, duas majestades negras, querem fazer, separadamente, a festa de São Benedito. Há embaixadas de parte a parte, com desafios atrevidos declamados pelos "Secretários" que desempenham o papel de embaixadores. Por não ser possível qualquer acordo ou conciliação, trava-se a guerra – agitada luta bailada entre os dois rivais. Como é tradição, o "Reis de Congo" consagra-se vencedor, submetendo o "Reis de Bamba" e seus vassalos ao batismo. O ato termina com a festa em homenagem a São Benedito, quando então, os componentes cantam e dançam o Ticumbi.

O Ticumbi, encenado nas homenagens aos santos, é um registro vivo das histórias contadas pelos seus moradores antigos. Na forma da dança e das letras, estas histórias passam de pai para filho.

Ticumbi: representando o folclore capixaba há 200 anos Ticumbi: representando o folclore capixaba há 200 anos Reviewed by Equipe Integra on 17:20 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.