Compreendendo o Terceiro Setor

por Cleiton Rodrigues


Em nosso meio familiar, no trabalho e estudos adotamos funções distintas e nos dividimos para melhor gerir nosso dia. Designamos demandas, as organizamos no intuito de melhor desenvolver uma atividade e isso não seria diferente em um âmbito mais amplo. A sociedade em si se divide em três setores: o primeiro formado pelos órgãos públicos (Estado), o segundo composto pelas empresas (Privado) e, aquele que nos interessa nesta abordagem, o Terceiro Setor (ONG´s).
A origem do termo Terceiro Setor dá-se nos Estados Unidos para classificar a atuação de organizações voluntariadas, geridas por universidades, igrejas e hospitais, além de outras entidades sociais. As ONG´s encontram-se em uma área de intercessão entre a iniciativa privada e o Estado.
No Brasil, o Terceiro Setor teve início ainda em tempos das Capitanias Hereditárias, século XVI, com a fundação da Santa Casa de Misericórdia de Santos, mais precisamente em 1943.



Para compreender melhor o trabalho desenvolvido por este setor da sociedade, convidamos o Diretor geral da Federação do TerceiroSetor Capixaba (FUNDAES), Robson de Almeida e a diretora técnica da Federação, Amanda Quinupe.

Aperte o play e confira a entrevista completa.





Compreendendo o Terceiro Setor Compreendendo o Terceiro Setor Reviewed by Equipe Integra on 12:43 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.